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A idéia central do parágrafo é enunciada
através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou
período tópico). Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele
nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do
escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a
frase-chave. Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor
diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio
da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o
assunto e o aspecto desse assunto, ou a idéia central com o potencial de gerar
idéias-filhote; como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável,
afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma
explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou
apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe
desdobramento ou explicação.
A idéia central ou tópico frasal geralmente
vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham
a idéia central.
Exemplos:
A distribuição de renda no Brasil é
injusta. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais,
a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de
vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112
mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo,. Dividindo essa
pequena quantia por uma família onde há crianças e mulheres, a renda per capita
fica ainda mais reduzida; contando-se o número de desempregados, a renda
diminui um pouco mais. Há pessoas que ganham cerca de U$$10.000 mensais, ou U$$
120.000 anuais; outras ganham muito mais, ainda. O contraste entre o pouco que
muitos ganham e o muito que poucos ganham prova que a distribuição de renda em
nosso país é injusta.
Tópico frasal desenvolvido por enumeração.
Exemplo:
A televisão, apesar das críticas que
recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por
meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte
do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições
esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.
Tópico frasal desenvolvido por confronto.
Trata-se de estabelecer um confronto
entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das
diferenças, seja do paralelo das semelhanças. Veja o exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo,
mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre
pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No
xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode
seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será
prontamente abatido. O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano
preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem
reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se
apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por razões
No desenvolvimento apresentamos as
razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.
As adivinhações agradam
particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada?
Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da
experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está
cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras
indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma
adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo
desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni
Rodari, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido
por análise
É a divisão do todo em partes.
Quatro funções básicas têm sido
atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A
primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a
realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento
por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a
adquirir certo produto. A quarta é realizada de modo intencional ou não, por
meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu
acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido pela
exemplificação
Consiste em esclarecer o que foi afirmado
no tópico frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao
homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em
diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de
lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento
religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e
cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos
que “sejamos realistas, exijamos o impossível”. (Teixeira Coelho, adaptado)
Bibliografia:
FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A Redação pelo Parágrafo. 1ª edição. Brasília, Editora
UnB, 1995.
DELMANTO, Dileta. Escrevendo Melhor, 8ª série. 1ª edição. São Paulo, Editora
Ática, 1995. TUFANO, Douglas. Estudos de
Redação. 4ª edição. São Paulo, Editora Moderna, 1996.
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