segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COMO A BANCA EXAMINADORA VÊ A REDAÇÃO ?



EXTRAÍDO DO BLOG DA VUNESP: http://www.vunesp.com.br/blogunesp/
COM ADAPTAÇÕES DE TC CANÁRIO

1. PRECISA: atende cem por cento ao que foi solicitado na temática. Recebe a nota integral;
2. SUFICIENTE: sem a mesma habilidade de discurso, consegue também atingir o objetivo, recebendo a nota integral;
3. ABUNDANTE: texto que falha por excesso, desviando a resposta ou redação para o que é secundário em relação ao que foi pedido. Pode ou não receber nota integral, a depender do quanto a abundância prejudica a leitura da banca examinadora;
4. PROLIXA: resposta/redação que peca pela falta de economia no discurso; o candidato “solta o verbo” para exibir sua capacidade de responder e a banca tem dificuldade de discernir a resposta correta  no meio desse discurso palavroso;
5. COMPLICADA: mistura alhos com bugalhos, parecendo encaminhar-se para a direção correta, mas perdendo-se em virtude do emprego impróprio de palavras, uso inadequado de conectivos, equívocos de regência e quebras de liames sintáticos;
6. LACÔNICA: por sua brevidade excessiva, não consegue veicular completamente a ideia, ou deixa margens para dúvidas, o que implica não obter nota integral;
7. INCOMPLETA: omite alguns aspectos, recebendo, por isso menos nota;
8. INSEGURA: o candidato revela sem perceber seus temores de não estar respondendo corretamente (embora às vezes esteja); essa manifestação de insegurança acaba prejudicando a clareza;
9. INGÊNUA: revela, direta ou indiretamente, que o candidato entendeu a questão de modo muito plano, por vezes pessoal, sem ter alcançado o espírito da pergunta;
10. EQUIVOCADA: o candidato parece ter respondido a outro tema, e não aquele solicitado: acaba não obtendo nota